sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Interface para as máquinas Novag

G. Berger desenvolveu uma interface para as máquinas Novag, de modo a proporcionar ao jogador imprimir suas partidas. A interface está disponível para todos os modelos das máquinas Novag que possuem saída serial do tipo RJ12, tais como:

Novag Super VIP; Novag Super Forte C; Novag Super Expert C; Novag Super Nova; Novag Diablo 68000; Novag Scorpio 68000; Novag Diamond; Novag Sapphire; Novag Diamond II; Novag Sapphire II; Novag Star; Diamond (57600 baud); Novag Star Sapphire (57600 baud); Novag Citrine (57600 baud).



Referido recurso vem complementar a facilidade de impressão dos jogos, uma vez que a impressora original da Novag tem se tornado rara nos dias atuais bem como nem todos os computadores possuem a porta para impressora original. Originalmente a interface foi desenvolvida para operar com a impressora Citizen CBM-910II modelo de impacto, não obstante podendo ser utilizado em impressoras térmicas, desde que possuem algumas características presentes nos modelos Epson com opções ESC/POS compatíveis com porta serial.

Entretanto, para aqueles que não tem paciência para posteriormente reproduzir as partidas em programas do tipo chessbase, por exemplo, é possível enviar diretamente para o PC os movimentos, utilizando conexão DB9
nas duas pontas, mediante o conhecido programa Hiper Terminal. Outros programas de transferência de dados existem, mas estou focalizando o Hiper Terminal.
Obviamente tal procedimento proporciona mais rapidez, pois somente temos que copiar os movimentos presentes no Hiper Terminal para o chessbase.

Nenhum comentário: